Engenharia de Avaliações (Volume 2) – R$ 170,00

Sinopse

Apresentação

Decorridos seis anos da primeira edição, esgotada, o livro Engenharia de Avaliações ganha nova edição em 2013, revisada e ampliada.

Conhecido como Livro Azul, esta publicação coletiva do conhecimento técnico faz parte da história da Engenharia de Avaliações, que nasceu com vínculo, quase predominante, na atuação forense e, ao longo dos anos, ampliada para outros horizontes, hoje, uma especialidade de engenheiros e arquitetos.

Da edição anterior, foram mantidos textos que seguem pertinentes e atuais. Nesta nova edição, optou-se por dar ao livro uma sequência de conteúdo com o reordenamento de 22 capítulos publicados em dois volumes.

O capítulo Sinopse da Engenharia de Avaliações, considerado introdutório e uma retrospectiva que honra a história das avaliações, é apresentado no início do Volume 1.

Em Desenvolvimento econômico e urbano, questões do uso do solo e o crescimento da população dos grandes centros urbanos são explorados para não passar despercebidas pela sociedade.

A abordagem do Capítulo 3, Princípios de Estatística, confere caráter didático importante, na medida em que permite assimilação dos conceitos e as ferramentas matemáticas básicas na aplicação de qualquer metodologia avaliatória.

Os capítulos seguintes, 4, 5, 6, 7 e 8, são dedicados às especificidades de Terrenos, Benfeitorias Urbanas e Glebas Urbanizáveis, distribuídos de tal forma que, primeiro aparece como uma introdução para a discussão imediatamente mais abrangente, quando são esclarecidos respectivos critérios avaliatórios.

Como itens mais específicos da Engenharia de Avaliações, os capítulos 10 e 11, Desapropriações de Imóveis Urbanos e Cálculo da Indenização em Servidões, respectivamente, dão ênfase aos processos expropriatórios.

A Engenharia de Avaliações, no âmbito da atuação forense, é analisada nos capítulos 11 e 12, Panorama Geral e Importância Jurídica e Procedimentos Judiciais, e capítulo 13, incluído nesta edição, Laudos Periciais: Redação, Elaboração e Montagem, que encerra o Primeiro Volume.

No Segundo Volume o leitor encontrará outros oito capítulos, desde uso da Inferência Estatística, como especificidades na Avaliação de Aluguéis, de Imóveis Rurais, Máquinas e Equipamentos, Planta de Valores e temas relacionados como Técnicas Especiais em Avaliação, Incorporações Imobiliárias, Análise de Investimentos e Engenharia Econômica.

Do primeiro ao último capítulo, esta obra é resultado de admirável empenho de uma equipe de expoentes e fruto da colaboração, direta ou indireta, de inúmeros profissionais cujo reconhecimento deve ser registrado.

 

Arquiteta Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira

Coordenadora do livro e da Câmara de Avaliações do IBAPE/SP

 

Características

2ª edição 2013

Formato 16 x 23 cm

663 páginas – brochura

ISBN 978-85-7456-303-9

 

 

You may also like...