Empossado Juares Samaniego pretende alavancar novas ações no Sistema

Durante  sua posse   como presidente do  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso(Crea-MT), para o triênio 2021/2023, nesta sexta-feira, 01 de janeiro de 2021, no plenário do Crea-MT,  o Eng. civil e de Segurança do Trabalho, Juares Samaniego destacou experiência através de investimentos e que  irá desenvolver várias novas ações em prol do profissional do Sistema em conjunto com o plenário e o corpo  de funcionários do órgão.

“ Assumo o Crea-MT com o dever de unificar a Engenharia.  Minha profissão é engenheiro civil, mas como presidente do Conselho represento e defendo todas modalidades de profissionais   dentro do Sistema.   Espero com a ajuda dos 42 conselheiros titulares e suplentes levar o Regional em um auto patamar, como foram em outras gestões onde estive à frente do Regional. À exemplo da parte financeira e fiscalização do Crea-MT, tanto que os colaboradores sempre foram dedicados e eficientes na execução de seus trabalhos, atingindo índice de satisfação positivo. Ao assumir a cadeira de conselheiro federal em 2016, deixei o  Crea Mato Grosso com recursos em caixa. Apesar desse recurso arrecadado,  na gestão passada não foram realizados investimentos em prol do profissional do Sistema, como implantação de novas sedes do Crea-MT no Estado. Em minha administração foram construídas 11 inspetorias no interior de Mato Grosso.  As sedes inauguradas na gestão passada foram obras viabilizadas na minha administração, na qual deixei 50% executadas. Em minha atual gestão haverá investimentos nas inspetorias do Conselho e outras melhorias em prol do profissional do Sistema”, explicou Juares.

Ainda segundo o presidente do Crea-MT eleito, na administração passada foram  feitos poucos investimentos na aquisição de equipamentos, imobiliários e veículos.  Sem contar com o Sistema de Anotação de Responsabilidade Técnica(ART) que foi alterado sem comunicar o profissional. Ele tem que ser analisado novamente e o Sistema que o profissional achar melhor será implantado.

O gestor acredita que a política, tanto faz, como partidária como classista, não tem diferença, é a mesma, mas tendo como visão a construção de um Conselho melhor, atendendo com dignidade   os profissional do Sistema Confea/Crea e Mútua  pelo que ele paga  no Crea-MT, colocando como exemplo  as Anotações de Responsabilidades Técnicas(ARTs) emitidas.

Ao relatar a experiência à frente do Crea-MT, Juares explanou que há aproximadamente 15 anos vem militando no Crea-MT como  conselheiro Regional, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil(CEEC),  diretor financeiro, vice-presidente,  presidente do Crea-MT e  conselheiro federal.

“Tenho uma longa história no Regional,  com isso, o profissional cobra, mas muitas  questões solicitadas  não podemos executar, devido o Conselho ser uma autarquia federal, que é auditada pelo Tribunal de Contas da União(TCU) e existem    regras  a serem cumpridos.

O Crea-MT é na verdade   um conjunto conduzido pelos conselheiros e diretoria que determinam as normas processuais e não o presidente. O gestor simplesmente decide atos administrativos. Até para dirigir uma plenária, o presidente conduz a reunião. Ele não tem que emitir opinião e nem entrar na discussão de plenário e dos conselheiros.  Se interferir nos trabalhos tornará a reunião cansativa, longa , que acaba  retirando  a legitimidade do plenário que é um colegiado. Sempre procurei realizar uma plenária justa, transparente e com resultados positivos”,  disse Juares.

Na oportunidade, o presidente do Crea-MT, Eng. civil, Juares Samaniego recebeu o termo de posse pelo coordenador da Comissão Eleitoral Regional (CER) do Conselho, Edson Domingues de Miranda. O presidente eleito do Regional Mato-grossense, pediu desculpas da posse fechada devido a pandemia e o alto índice de infeção do Covid-19. A solenidade obedeceu às normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, no uso de máscaras, álcool e distanciamento.   Explicando que ainda será anunciada a data da primeira plenária do ano.

“ Quero desejar sucesso no novo mandato do presidente do Crea-MT, Juares Samaniego. Tivemos uma eleição Tranquila, dentro dos conformes, com vários recursos, todos homologados, além de processos encerrados, além da participação maciça de diversos engenheiros na eleição”, disse o coordenador da CER, Edson Domingues de Miranda.

Fizeram parte da mesa do dispositivo

Presidente eleito do Crea-MT- Eng. civil e se Segurança do Trabalho, Juares Silveira Samaniego

1º vice-presidente do Crea-MT- Eng. civil, André Luiz Schuring

Diretor administrativo do Crea-MT- Eng. sanitarista Valmi Simão Lima-diretor

Vice-diretor administrativo do Crea-MT-  Eng. eletricista, Ivan Correa Gonçalves

Coordenador da Comissão Eleitoral do Crea-MT- Edson Domingues de Miranda

Diretor geral da Mútua –MT Adjane Prado

Diretora administrativa –Suzan Lannes

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *