Comissão Especial de Meio Ambiente Discute Mapa de Contaminação do Estado

posted in: Notícias | 0

Conselheiros da Comissão Especial de Meio Ambiente do Crea-MT, se reuniram na tarde de segunda-feira, 11 de abril, para tratar do plano de trabalho de 2016. Um dos assuntos discutidos foi sobre a criação de um mapa que aponte possíveis locais contaminados por qualquer substância tóxica na capital ou no Estado de Mato Grosso.

A criação de um Mapa de Indícios de Contaminação do Estado de Mato Grosso foi ideia do conselheiro José Francisco Barbosa Ortiz que participou no mês passado de um workshop realizado no auditório do Crea-SP, promovido pelo Ibape Nacional e Febraban e abordou esse assunto. “Um assunto importantíssima relevância que chamou a atenção e eu trouxe para discussão aqui da nossa comissão de meio ambiente já podemos criar um mapa através de georreferenciamento de postos de gasolina, oficinas mecânicas, hospitais, cemitérios, depósitos de veneno, depósito de explosivo, lava jatos, rede de esgoto a céu aberto e outros, por exemplo, que possam ser fonte de contaminação”, exemplificou Ortiz.

Em sua experiência trazida de São Paulo, Ortiz informou que o Mapa de Indícios de Contaminação é um documento público elaborado pela Sabesp e é muito utilizado na capital paulista e recebem apoio de empresas públicas e privadas como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.

Compõem a comissão de Meio ambiente do Crea-MT (CMA), os conselheiros titulares Glória Regina CalhaoBarini Nespoli, Joaquim Teodoro da silva Neto, Eduardo Delmondes Goes, José Francisco Barbosa Ortiz e Luiz Benedito de Lima Neto. Já os suplentes são: Edson Domingues de Miranda, Ronaldo Drescher, Claudio Giuseppe Terzi, Marcio Roberto de Queiroz Gonçalves e Ézio Ney do Prado.


Fonte: 
Rafaela Maximiano/Gecom Crea-MT

Deixar uma resposta