Cuiabá recebe Presidente do IBAPE Nacional

posted in: Notícias | 0

Por: Juliana Zefiro

O II Seminário de Inspeção e Manutenção Predial de Mato Grosso, organizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícia de Engenharia de Mato Grosso (IBAPE-MT), aconteceu no decorrer da última quarta-feira (13), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (CREA/MT), localizado em Cuiabá e teve a presença do presidente do IBAPE Nacional.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do IBAPE Nacional, engenheiro civil Wilson Lang com a mediação do presidente do IBAPE/MT, engenheiro civil José Francisco Barbosa Ortiz e a presença do coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) da regional Mato-grossense, coordenador adjunto da CEEC Nacional, conselheiro e engenheiro civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior, representando o engenheiro agrônomo João Pedro Valente, presidente do CREA/MT.

O seminário também teve como palestrantes o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano do município de Cuiabá/MT Juarês Silveira Samaniego, o presidente da Comissão de Direito Condominial da Ordem dos Advogados do Brasil da seção de Mato Grosso (OAB/MT) Miguel Zaim, a engenheira e especialista em Patologias de Edificações Márcia Izaura Salles Dias e o Capitão BM Lucas Souza Chermont, representando o coronel BM Alessandro Borges Ferreira comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso.

Segundo o presidente do IBAPE/MT, engenheiro civil José Francisco Barbosa Ortiz, o principal objetivo do II Seminário de Inspeção e Manutenção Predial foi propagar informações sobre assuntos relacionados à dimensão legal e estrutural de inspeção e manutenção predial em nível local, regional e nacional.

Foram abordados temas, como: as dimensões legais da Inspeção Predial, juntamente a responsabilidade civil e criminal dos síndicos; a importância da Inspeção de Manutenção Predial; Lei Municipal de Inspeção Predial nº 5.587, de outubro de 2012; as normas de desempenho das edificações habitacionais da NBR ISO 15.575:2013 a visão das empresas e construtoras de imóveis; a obrigatoriedade da Inspeção Predial para segurança de edifícios; as medidas de segurança e providências necessárias em caso de incêndios em edificações e defesa do consumidor”, frisou.

O presidente do IBAPE Nacional ressaltou sobre a responsabilidade do síndico e dos profissionais habilitados em relação à inspeção e manutenção predial:

“Basta ter conhecimento sobre o que é necessário fazer para se tornar cúmplice de um fato, se o profissional tiver conhecimento do risco, ele deve comunicar às autoridades para evitar maiores prejuízos e danos”, destacou Lang.

Também estiveram presentes arquitetos, administradores, gestores e síndicos de condomínio, diretores de patrimônios público e privado, fiscais de obras, defensores e procuradores públicos, dirigentes e técnicos de empresas de manutenção predial, representantes do Corpo de Bombeiros, entre outros.

Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícia de Engenharia (IBAPE)

Fundado em 1957, o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) é uma entidade Federativa Nacional de caráter técnico com um destacado histórico institucional construído através de ações pioneiras intimamente ligadas ao desenvolvimento das atividades dos profissionais da engenharia e da arquitetura atuantes nos campos das avaliações de bens e das perícias.

Engenheiros locais se reuniram no dia 07 do mês de maio de 1.981 para criar o Instituto Mato-grossense de Avaliações (IMA) e no final da década de 90, o IMA alterou seu nome fantasia para Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Mato Grosso (IBAPE/MT), hoje localizado à Av. Historiador Rubens de Mendonça, 491 – sala 10 – Bairro Araés, em Cuiabá/MT.

Engenheiro civil Wilson Lang presidente do IBAPE Nacional

Dr.º Miguel Zaim (presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB/MT) e o engenheiro civil José Francisco Barbosa Ortiz (presidente do IBAPE/MT)

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, engenheiro civil Juarês Silveira Samaniego

Capitão BM Lucas Souza Chermont representando o coronel BM Alessandro Borges Ferreira comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso

Engenheira civil Márcia Izaura Salles Dias

Deixar uma resposta